Como surgem as tendências de Moda?

8 04 2010

Olá meus queridos!

Falei que iria voltar à ativa e cá estou eu para comprovar minha promessa e para mostrar que de um modo ou de outro todos somos manipulados por um inconsciente comum [medo!?].

Ok, agora vou explicar o porquê.

Claro que todo mundo já ouviu falar que tal ou tal coisa vai virar tendência na próxima coleção, mas você já parou pra pensar no que exatamente são as tendencias?Como elas surgem?Será o @ocriador que as dita e todos os mortais simplesmente acatam? – Quaaase isso….

Vamos partir do conceito que a Moda existe para gerar lucro para as empresas, SIM, para VENDER (pasmem!Por mais conceitual que uma marca seja, se ela não vender, vai à falência..)

E do princípio que nós consumidores somos um bichinho pra lá de estranho, sentimental e de lua…(principalmente nós mulheres, né queridas?)

Então o grande dilema é: como ter a certeza de que um produto novo de moda vai vender pra esse público consumidor tão esquisito que somos nós?

Para isso, pessoas, existem os birôs de estilo (bureaux para as finas!). E o que eles fazem? – Prevêem as tendências, simples assim.

Mas você deve estar se perguntando: como assim???? – E eu explico: Muito simples. Os birôs são empresas mundiais que possuem um seleto grupo de pesquisadores (psicólogos, antropólogos, sociólogos, gente ligada à moda, etc etc…). Essa galera se espalha pelos mais diversos cantos do planeta observando discretamente  as tribos urbanas, os novos estilos que vão surgindo dentro de pequenos grupos, ou simplesmente resolvem ir até a amazônia(por exemplo) e se reunem clicando detalhes de plantas, musgos, insetos, enfim…..Um olhar diferente sobre o mundo ao nosso redor.

Dessas imagens e observações surge um grande tema, e delas se desdobram cartelas de cores, texturas, tecidos, formas e way of life pra daqui ha algum tempo….1,3,5 anos a partir de hoje. O formato final dessa pesquisa é chamado de Caderno de Tendências.

Depois a coisa acontece mais facilmente. As confecções compram (por um preço pra lá de salgado, mas justo) os cadernos de tendências e assim têm a certeza de que o que for baseado lá, vai vender daqui há X anos. Vale a pena comprar porque a empresa economiza tudo o que perderiam apostando em algo que não vai vender.

Agora você se pergunta: Mas como as pessoas todas do nada decidem comprar as mesmas coisas? Muita coisa influencia nessa compra. A época, os assuntos, mas principalmente: o que tem para vender.

Nunca percebeu que quando você precisa daquele sapato e ele precisa ser NAQUELE modelo boneca com glitter (sei lá). E você simplesmente NÃO ACHA o boneca com glitter pq a Moda diz que o que tá pegando não é o glitter e sim a sapatilha dourada? Pois é meu bem, é aí que você é ligeiramente manipulado e nem percebe!

Lia, devo ficar brava com isso, me revoltar com a sociedade capitalista e fazer greve na minha faculdade?

Não gente, por favor né? A gente adora estar confortável com as roupas que vestimos porque geralmente é o que a mainstream está vestindo, ou pelo menos as tendências servem para você transviar e tentar impor um novo estilo. E o que seria de nós se não achássemos aquela bolsa maravilhosa que aquela celeb super estava usando?

Portanto não se revoltem, ok people?hehehe

Segue um vídeo da WGSN falando sobre as Macrotendências (beeeem legal):

Links interessantes sobre o assunto pra vocês darem uma olhada:

WGSN

Style.com

Beijomedeixaumcomentário

Lia


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2 responses

8 04 2010
Laudi Abreu

Lia, super curti esse post! Amaioria das epssoas não sabe que atrás das tendências tem uma observação do mundo suuuper importante.
Beijon.
Continue com os posts!

20 05 2010
Dalila Borba

Lia, superadorei o post, o blog, e a bio. Hahahaha. Me identifiquei (mas dispenso a web, sou do produto mesmo).
Idéias super bem expostas de uma guria talentosa…
Sempre q der, dou um pulo aqui. =]

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